As eleições para a o comando da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) que estava agendada para esta terça-feira (15) foram suspensas pelo juiz Onivaldo Budny, da 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, atendendo a pedido do prefeito eleito de Campo Verde, situado a 140 quilômetros de Cuiabá, Alexandre Lopes Oliveira. O juiz também considerou nulos todos os procedimentos ate eleições feitos pela instituição, incluindo uma assembleia geral realizada em novembro, que davam provimento à realização do pleito,
De acordo com informações da própria AMM, o presidente da entidade, Neurilãn Fraga ainda não tomou conhecimento da decisão judicial. Estão aptos a voto 121 prefeitos dos 141 municípios do Estado.
Mas somente os prefeitos que estão no exercício cargo poderão votar, conforme determina o estatuto da instituição, que também estabelece a alteração da duração do mandato para três anos. mO pedido aceito pela justiça é de um prefeito eleito.
A mudança foi aprovada em assembleia geral dos prefeitos realizada em novembro de 2019, seguindo o modelo adotado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM)
Fonte:
Jorge Maciel